Este curso tem como objetivo reconstruir, discutir, aprimorar e validar conhecimentos que capacitem profissionais de diversas áreas, no campo da Educação, da Saúde e da Assistência Social, a atuarem de forma crítica e competente diante das diferentes necessidades especiais.
Profissionais com formação e/ou atuação nas áreas de Educação (pedagogos, graduados em cursos de licenciatura), professores de sala de recursos, atendimento especializado e demais interessado. O curso é elaborado para graduados, seja os que estão concluindo agora os cursos de graduação até os que já estejam graduados há mais tempo.
Módulos comuns
-Introdução à metodologia científica; |
-Metodologia do ensino superior; |
-Tecnologias Inovadas aplicadas à educação; |
-História da Educação no Brasil; |
-Tendências do pensamento pedagógico e projeto político pedagógico. |
Módulos específicos
- História da Educação Especial e da Educação Inclusiva no Brasil: Aspectos Históricos, Filosóficos e Legais; |
- AEE em necessidades Educacionais Especiais: deficiências sensoriais (surdez, visual e surdocegueira) e deficiências múltiplas; |
- AEE em necessidades Educacionais Especiais: intelectual, física e altas Habilidades/Superdotação; |
- AEE em Deficiência Mental e Transtornos Globais do Desenvolvimento; |
- Processo Ensino Aprendizagem dos Alunos com Necessidades Educativas Especiais; |
- Orientação de artigo cientifica (TCC); |
- TCC. |